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SHOWROOM 3D

Cinema Dolby

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Sistemas de Som DOLBY Filmes

O melhoramento do som dos filmes - antes de 1975, monoaural - fez-se gradualmente através de:

Dolby Stereo - Dois canais de som.

 

Dolby Surround - Quatro canais (Esquerdo,Direito, Central frontal (de vozes dos personagens) e Surround) codificados em uma trilha de dois canais.
 

Dolby Pro-Logic - Nome dos processadores capazes de codificar e/ou decodificar audio em Dolby Surround (existem as versões I e II).
 

Dolby Digital ou AC-3 ou 5.1 - Cinco canais de som separados (Esquerdo frontal e Esquerdo traseiro, Direito frontal e Direito traseiro e central frontal (de vozes dos personagens)) e um canal para os graves (Subwoofer).
 

Dolby Digital EX ou 6.1 - Cria um sexto canal traseiro central composto pelo conteúdo comum aos dois canais traseiros do sistema 5.1 (direito e esquerdo). O objetivo é reforçar os sons vindos de trás, melhorando a sensação de envolvimento. Funciona com a informação contida em uma trilha sonora 5.1, não devendo ser confundido com o DTS ES 6.1, que é um verdadeiro sistema de 7 canais discretos (6+1(onde o +1 significa o som grave), em que o sinal traseiro central é independente dos demais.
 

Dolby 7.1 - Melhora a sensação sonora em salas de grandes dimensões, com a utilização de 4 canais traseiros.

 

Dolby Digital ou AC3 é um formato de compressão de dados de áudio desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc. que é muito utilizado nos filmes em DVD e Blu-ray. Destaca-se pelo sistema que permite armazenar áudio em múltiplos canais independentes.

Os formatos de áudio surround são classificados por números, que representam os diferentes canais, ou número de caixas, que o home theater possui.

No esquema "áudio surround 5.1”, a palavra “surround” denomina o efeito “tridimensional”. Dessa forma, o som gerado transmite a impressão de inserção do telespectador no meio da ação do filme.

O número 5.1 representa o sistema surround típico, formado por cinco caixas acústicas (central, frontais e traseiras), e um subwoofer. Todos os equipamentos de home theater e softwares do mercado são configurados para operar em 5.1.

O primeiro filme com som Dolby foi A Clockwork Orange (1971), que usou o Dolby de redução de ruído em todas as pré-masterizaçõs e também nas matrizes, mas também havia uma trilha sonora óptica convencional nos filmes. Callan (1974) foi o primeiro filme com uma trilha sonora Dolby com codificação óptica. Em 1975 foi lançado o Dolby Stereo, que incluía um sistema de redução de ruído, além de mais canais de áudio. O primeiro filme com uma trilha sonora Dolby codificado com trilha estéreo óptica foi Lisztomania (1975), embora esta técnica de codificação utilizasse apenas uma LCR (esquerda-centro-direita). O primeiro sistema LCRS real (Centro-Esquerda-Direita-Surround) foi lançado no filme A Star Is Born de 1976. Em menos de dez anos, 6.000 cinemas em todo o mundo foram equipados com Dolby Stereo. Dolby reformulou o sistema para uso doméstico, e introduziu Dolby Surround.

 

Dolby Pro Logic - Foi o equivalente ao Dolby Stereo de cinema para uso residencial. Dolby desenvolveu um sistema de compressão som surround para o cinema, o Dolby Digital Stereo (atualmente Dolby Digital), que foi apresentado no filme Batman Returns de 1992. Em 1994 introduziu no mercado de home theater o Dolby AC-3, no filme Perigo Real e Imediato. Apesar disto, este formato não se tornou popular no mercado doméstico, até a popularização do DVD. Isso se deu em parte por causa do hardware extra que era necessário para sua utilização. Atualmente, a especificação Dolby Digital é amplamente utilizada no padrão HDTV, tanto terrestre como em receptores DTH.

DOLBY ATMOS

Formato que permite um número ilimitado de faixas de áudio, permitindo uma renderização dinâmica, ideal para alto-falantes com base nos recursos da sala de exibição.

 

O Dolby Atmos supera a colocação de sons em faixa de canais simplesmente. A tecnologia não trata o áudio como algo a ser colocado na “faixa de canal” da caixa direita, por exemplo. O Atmos, em sua maioria, não usa canais. Em vez disso, boa parte dos sons é tratada como “objetos”

 

Em suma: O som vira objeto transportando o espectador para uma realidade transcendental.

 

Em vez de atribuir um som a um canal, consequentemente, a um alto-falante, o Atmos permite que os diretores de cinema atribuam um som a um local. Não “alto-falante surround esquerdo”, mas “canto traseiro esquerdo”.

 

Indo mais além, não “panorâmico da caixa acústica esquerda para a caixa acústica direita”, mas “panoramização suave pela parede traseira”. Isso não só dá maior flexibilidade, mas também melhora a experiência no cinema e potencialmente, em casa. Dolby Atmos é uma tecnologia que aprimora o som surround, adicionando uma verticalização ao som espacial. O surround padrão simula o áudio 3D cercando o usuário horizontalmente, enquanto eletrônicos com a tecnologia prometem criar uma espécie de bolha virtual em volta do ouvinte, passando a ideia de que o som vem a partir de todos os lados.

 

Em suma, além de dar ao usuário uma noção de qual direção vem o som, o Dolby Atmos permite sentir se o mesmo vem de baixo ou de cima, criando uma perspectiva mais realista e aumentando a noção espacial.

 

Dolby Atmos: Os sons se movem em torno dos ouvintes dentro de um espaço tridimensional, capaz de realçar o realismo. Com o som vindo de caixas acústicas frontais, central e surround, agora se pode ter áudio por cima da cabeça, ou seja, na área mais alta ou mais baixa ou  lateral o som tem muito mais  realismo  com largura, altura e profundidade dentro do  ambiente, qualquer lugar acima e ao redor dos ouvintes, e no plano vertical, horizontal  resultando em uma experiência muito mais imersiva .

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